top of page

Vem confabular aqui

Seja a cura que o outro precisa.





Acho que dois corações machucados não possuem a chance de se curar. Pelo menos não juntos. Não quando vivem em uma guerra interminável de quem sofreu mais, de quem é mais inseguro, de quem está mais despedaçado e com medo de se entregar. Eu sei que houve sofrimento e inúmeras derrotas, que ser sincero é a melhor opção quando nos deparamos com alguém novo e é inevitável não dar uma chance para aquele sentimento, por isso precisamos pedir "Por favor, por favor, não me machuque". Mas é desnecessário se agarrar ao que já passou, lembre-se que o outro também já se machucou. E quando nos deparamos com alguém tão quebrado e cansado como nós, não sabemos ou estamos preparados para lidar com a feridas alheias. Afinal, estávamos aqui esperando alguém que pudesse ajudar a curar as nossas.


Então começamos a medir as derrotas. Mensurar e contar cada queda na tentativa do outro se propor a ser quem irá costurar cada pedacinho trincado, que ele se desprenda daquilo que nós mesmos não conseguimos nos livrar. E isso acaba se tornando uma batalha de sofrimento. Não há ajuda. Não há cura. Não há possibilidade quando o que se torna mais importante é o medo de errar novamente, deixando de lado o amor que poderia curar os dois de uma só vez. É puro egoísmo. Querer ajudar e se recusar a ajudar. Querer um herói que possa te salvar e não se propor a ser um para o outro.


Quando foi que viramos esses guerreiros derrotados?


Seja aquele que gostaria que fossem para você. Compartilhe os medos, as derrotas e as cicatrizes no intuito de dizer para o outro que o entende, e que por este motivo fará diferente de todos os anteriores. Que tentará fazer de um tudo para não machucá-lo, assim como fizeram com você. Se diz tão cansado de que ninguém te dá o valor que merece e que se vão em um piscar de olhos sem ao menos tentar, mas nem consegue lutar por alguém que também precisa de você. Ache a força que precisa nele e o encoraje a ter força para se levantar também. Sejam a cura um do outro.

Entendo que seja difícil, eu mesmo vivo me deparando com esses guerreiros derrotados que vivem querendo medir suas derrotas com as minhas, ás vezes, mesmo eu tentando levantá-los, eles se agarram tão forte na sua dor que chega a ser impossível tentar ajudá-los. Não seja igual a eles. Eu nunca desisti, mesmo que as minhas tentativas tenham sido em vão, eu tentei ajudar alguém que estava precisando. Mas não dá para ajudar alguém que não quer ser ajudado. Lembre-se disso também, não se culpe caso não dê certo, não se feche igual à eles se isolando de tudo e achando que nada do que fizer estará correto.


Você pode se curar sozinho também. Caso não aconteça de você esbarrar em um coração machucado que mereça a sua tentativa, nunca esqueça que você é a dose da melhor cura que há no mundo.


Mas se acontecer, já sabe, tenha sempre um curativo extra.


OLHA OS OUTROS POSTs AQUI, Ó

Confabulando

Posts

bottom of page